a-rúcula

Porque Eu gosto e Porque Faz Bem!

a-rúculaAlguns dos ingredientes que uso muito em minhas receitas, além de saborosos, é porque tem propriedades maravilhosas para o nosso organismo. Me identifico muito com a culinária Mediterrânea, pois utiliza o tomate, folhas verdes, oleaginosas e azeite que eu amo.
Neste post, vou listar alguns ingredientes que costumo usar nas minhas receitas.
Saúde, a gente conquista, diariamente, com hábitos físicos e alimentares. Comer é um prazer. Preparar um alimento é uma terapia. Saber, exatamente, o que estamos preparando, suas propriedades, a quantidade e os benefícios que podem nos trazer, torna tudo MÁGICO!

A Rúcula

Esta planta é fonte de vitamina C, que ajuda na prevenção da anemia. atua facilitando o processo digestivo e previne inflamações intestinais

 

Fonte importante de ômega 3, ajuda no controle do bom colesterol e no tratamento do mau colesterol.
Tem a capacidade de limpar as artérias, diminuindo os níveis de triglicerídeos.
Apresenta fitoquímicos, que funcionam como antioxidantes essenciais ao corpo. Com isso, atuam a livrar o corpo de algumas toxinas e substâncias de origens cancerígenas.
Rúcula é saudável também para o pulmão.
Mesmo que em pequenos níveis, a rúcula apresenta muitos nutrientes. Tem baixo teor de colesterol e gordura e é uma ótima fonte de proteína.
Apresenta vitaminas A, B, C e K. Além disso, muitos minerais são encontrados nela: ferro, potássio, fósforo, manganês, cobre, zinco e magnésio.
Há quem ame, e, quem odeie.
Particularmente, eu amo, hehehe. Gosto da crocância e do sabor marcante. Salada, para mim, tem que ter Rúcula!

 

A Cebola Roxa

A cebola roxa conta com todos os benefícios da cebola comum, além da antocianina. Os alimentos com coloração roxa, como uvas, repolho, berinjela e amora, possuem uma substância conhecida como antocianina. Pertencente à família dos flavonoides, as antocianinas atuam em nosso organismo como antioxidantes. Isso quer dizer que esses alimentos reforçam as defesas do organismo e combatem os radicais livres. Por essa razão, é tão importante incluir os alimentos roxos em nossa alimentação.

 

Eu gosto do sabor suave e adocicado dela, além de deixar o prato mais colorido.

 

O Azeite de Oliva

Azeite de oliva: o óleo que blinda o coração. Buenas, só com esta frase, acho que as razões para utilizá-lo nas minhas receitas, se traduz por si só. :)

 

Mas, o alimento também é benéfico para ossos, ajuda a manter o peso e previne o diabetes.
É chamado de “ouro líquido” pelos mediterrâneos, o azeite está no ranking de alimentos essenciais ao cardápio de quem quer uma vida mais saudável.
Coloco, nas saladas, nas torradinhas, na pizza integral, no pão integral. Amo!
E, por ter um gostinho, levemente salgado, evita que acrescente sal nas receitas. Ou seja, maravilhoso!

 

A Farinha Integral

A farinha integral mantém as estruturas do grão de trigo, mantendo mais fibras, proteínas e  vitaminas em sua composição. Os alimentos feitos com farinha integral são digeridos mais lentamente por nosso organismo, o que nos leva a sentirmos saciados por mais tempo. Isso ocorre por causa da quantidade de fibras. A falta de fibras em nossa alimentação diária, ocasiona o aumento de peso e a constipação intestinal, duas situações bem comum na atual população. A consequência do consumo da farinha branca em grande quantidade, é o aumento do triglicerídeos e da glicose.  Quando ingerimos a farinha branca, ela proporciona a liberação rápida de açúcar em nosso corpo, desta maneira eleva o nível de açúcar, apesar de fazer com que sentimos energizados, rapidamente é consumida pelo nosso organismo, fazendo com que fiquemos com fome.

 

E, quanto ao sabor? Sinceramente, amo todas as receitas que utilizo a farinha integral.

Açúcar Mascavo

O açúcar mascavo é mais escuro, marrom ou dourado, exatamente porque ainda não perdeu o melaço da cana onde vivem quantidades significativas de cálcio, ferro, potássio e magnésio. Mas , cuidado: Ele continua sendo tão calórico e prejudicial quanto o branco e oferece as mesmas restrições de consumo aos diabéticos. Portanto, moderação é a palavra-chave, sempre.

 

Tomate

O tomate é um fruto de formato arredondado e cor vermelha. Os tomates são muito ricos em antioxidantes, os três mais comuns, e muitos poderosos sao: vitamina C, vitamina A e beta-caroteno. Eles também contêm boas quantidades de manganês e vitamina E. Ele é rico em licopeno, um composto antioxidante. O licopeno está associada à redução do risco de doença cardíaca, os níveis de colesterol, propriedades anti-inflamatórias, e para a prevenção de doenças relacionadas com a idade, como a degeneração macular.

 

Gosto do Gaúcho, do Paulista, do Cereja. No molho, na salada, na bruschetta! Amo Tomate!
Povo, por hoje, eu listei alguns dos ingredientes básicos das minhas receitas. Continua….Em breve!
Bjs!!!!!!!


2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *